Perguntas Frequentes

O meu telefone avariou o que devo fazer?

A Vodafone disponibiliza o serviço de reparação imediato nas Lojas Action Store: Lisboa, Benfica, Ranha e Boavista. Pode também recorrer a uma das restantes Lojas Vodafone com serviço de Assistencia Técnica (http://www.vodafone.pt/main/Ajuda/OndeEstamos). Em alternativa disponibilizamos mais dois serviços: Serviço de Assistência Técnica Postal (disponível gratuitamente nas estações dos CTT), e Serviço de Teleassistência disponível em Portugal Continental. Recolhemos o equipamento avariado na morada solicitada. Pode utilizar um equipamento de empréstimo (custo, € 15).

Vou ter custos com a reparação?

Se o equipamento estiver dentro da garantia de compra (24 meses), a reparação no fabricante não tem custos. A reparação do equipamento pode ter custos se: ultrapassar o período de garantia de 24 meses ou em situações identificadas pelo fabricante, decorrentes de utilização indevida do equipamento.

A assistência técnica da Vodafone tem telefones de empréstimo?

Sim, o Serviço de Assistência Técnica Vodafone tem telemóveis de substituição enquanto o seu equipamento é reparado.

Caso já tenha vírus no telemóvel o que devo fazer?

A reiniciação completa do equipamento (reset), e/ou, formatação do cartão de memória, se aplicável, permitem restaurar as definições de origem, eliminando algumas formas de vírus que afectem o terminal.
Nestes casos, siga as instruções de acordo com a marca e modelo do seu equipamento. Atenção: Esta reiniciação e/ou formatação total do telefone/cartão de memória, implica a perda de toda a informação pessoal guardada (Mensagens, Fotos, Contactos, Agenda, etc.).
Em alternativa, entregue o seu equipamento num centro de Assistência Técnica, para que seja reparado. O processo de reparação nos terminais com vírus, pode não estar ao abrigo da Garantia do Fabricante, pelo que, a imputação de custos, é da responsabilidade do Fabricante e de acordo com os danos causados por esse motivo, ou outros colaterais que se constatem, sendo o Cliente previamente informado dos mesmos.
A Vodafone não se responsabiliza por quaisquer danos ou prejuízos que possam decorrer da reiniciação do equipamento (reset). Caso suspeite que o seu telemóvel está com vírus, contacte a Vodafone através do serviço de apoio a clientes 16912.

Que documentação devo ter quando entregar o equipamento para reparar?

Documento identificativo com fotografia e factura de compra do equipamento.

Vou perder a informação que tenho no equipamento?

Sim, o Centro Técnico efectua a actualização de software em todos os equipamentos que dão entrada para reparação, desta forma, deve ser feito o "backup" de toda a informação pessoal (ex: contactos, imagens).

Como verificar um IMEI (numeração de 15 digitos identificativa do equipamento)?

Para verificar o IMEI (numeração de 15 digitos identificativa do equipamento) deve digitar no seu telemóvel *#06#

Como sou avisado quando o equipamento estiver reparado?

Recebe um SMS de notificação a informar conclusão do processo de reparação.

É possível repor o software de origem nos equipamentos?

Os equipamentos Vodafone live! são configurados com software próprio.
A alteração desse software implica:
Perda de acesso ao Portal Móvel Vodafone - só as versões de software testadas e aprovadas têm acesso ao Portal Móvel Vodafone e a todos os serviços associados- Deixam de ter acesso aos seguintes serviços: Streaming (transmissão de dados), Live TV, RDJ, Postais MMS, Vodafone My Mail, Vodafone Backup, Alertas, INFO, outros
- Nos SMS a configuração por defeito passa a incluir o suporte dos nossos caracteres 1 SMS = 70 caracteres
- Não é dado suporte de Assistência Técnica a versões de software que não sejam aprovadas pela Vodafone.

O meu equipamento de empréstimo foi furtado o que devo fazer?

No prazo de 7 dias (a partir da data da ocorrência), deve ser apresentada participaçao ás autoridades e posteriormente, entregue numa Loja Vodafone. Caso isso não aconteca, o pagamento do valor do equipamento empréstimo ou acessórios, é da responsabilidade do Cliente.

Equipamento sem etiqueta de IMEI pode ser reparado?

Não, quando o equipamento não tem a etiqueta com o IMEI (numeração de 15 digitos identificativa do equipamento) deve dirigir-se ao Centro Técnico da Marca.

Qual é o prazo de reparação do meu equipamento?

Os prazos de reparação diferem consoante a Marca do equipamento.No geral o prazo de reparação de equipamentos é de 7 dias, à excepção de Routers cujo prazo são 30 dias e equipamentos BlackBerry, 15 dias.

Como sei se a reparação do meu equipamento tem custo?

Caso haja necessidade de reparação com custos e não tenha sido detectado no acto de abertura da reparação em Loja, é posteriormente contactado com a comunicação do valor.

O telemóvel pode apanhar vírus ao instalar novas aplicações?

Sim, visto que os vírus se transmitem, muitas vezes, utilizando a agenda pessoal, deve proceder, na mesma, à confirmação da proveniência da aplicação junto do fabricante, garantindo a sua fiabilidade e origem.

Tenho um Notebook ou Netpc avariado o que fazer?

A assistencia Pós-venda é da responsabilidade de cada fornecedor, deve entrar em contacto com a linha de suporte do Fabricante:Acer-707 278 278,  Asus - 707 500 310, Dell - 21 415 93 07, HP/Compaq - 213 164 164, Samsung - 808 207 267, Toshiba - 707 265 265.

Quais as medidas para redução de exposição ao contágio de vírus no telemóvel?

A melhor forma de se proteger do vírus é a precaução. Para isso, recomendamos que:
- Nunca abra ou aceda a links (em SMSs,/ MMS`s, no conteúdo de email etc..), cuja origem lhe seja desconhecida ou que não tenha solicitado
- Certifique-se que Bluetooth está no modo invisível. Desta forma evita que o seu equipamento seja infectado por vírus que se propagam desta maneira
- Instale uma aplicação de Anti-Virus
- Confirme se existem upgrades do Sistema Operativo para o seu Equipamento Móvel.